Conferência de Cultura recebe inscrições de participantes

Estão abertas as inscrições de participantes para a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro. Todos os cidadãos podem inscrever-se nesta categoria, para garantir o acesso a discussões, debates e formular propostas para o desenvolvimento cultural da cidade. Os interessados devem preencher o cadastro simplificado disponível no site do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), no endereço: www.conselhodeculturafoz.com.br.

Com o tema “Cultura, direito nosso de cada dia”, a Conferência é a instância máxima de avaliação, acompanhamento e de deliberação sobre as políticas públicas de cultura no município. O encontro reunirá representantes dos grupos culturais, artistas, gestores, estudantes, professores e demais membros da comunidade. Além do relatório com as propostas aprovadas, serão eleitas as entidades que irão compor o Conselho de Cultura durante os próximos dois anos.

A plenária é formada por delegados com direito a voz e voto e participantes com direito a voz, conforme a legislação em vigor. Os discussões abrangem cinco eixos temáticos: Gestão pública da cultura, Infraestrutura cultural, Patrimônio cultural, Cidadania cultural e Participação social e controle da gestão cultural. Como explica Alexandre Palmar, coordenador da conferência, o temário proposto busca constituir diretrizes para a estruturação da gestão pública da cultura, para que as ações se tornem efetivas, presentes no dia a dia as pessoas.

“A Conferência de Cultura é o principal espaço para reivindicações, indicação das carências e apresentação de soluções para que as medidas permanentes sejam definitivamente implementadas pelo poder público. Esse é o único caminho para tornar a cultura um direito vivenciado cotidianamente por todos”, defende Palmar. O agente cultural enumera como prioridades a efetivação do Fundo de Cultura, a criação da política de patrimônio cultural, a a democratização da cultura e a valorização dos produtores culturais iguaçuenses.

Este ano estão sendo realizadas 15 pré-conferências preparatórias, em espaços culturais, entidades instituições de ensino localizadas em todas as regiões do município, como forma de ampliar as discussões e a participação de toda a população. O objetivo do Conselho de Cultura é mobilizar os mais diferentes públicos e estratos sociais, para que as propostas do encontro também expressem a pluralidade de ideias, opiniões e necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *