Conselho de Cultura aprova a criação de setoriais e atuação junto à comunidade

Os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) aprovaram em sua última reunião plenária a criação de cinco setoriais de cultura e de duas comissões. Os agentes culturais ainda definiram ações de aproximação junto à população, entre elas, campanha informativa e reuniões itinerantes.

Foram criados os setoriais de Artes Cênicas, Artesanato e Artes Aplicadas, Artes Visuais, Patrimônio Cultural e Música. A intenção é dinamizar a forma de funcionamento do CMPC, criando estruturas horizontais para aprofundar o debate e a elaboração sobre áreas culturais específicas e ampliando a participação dos mais diversos realizadores por meio do colegiado de cultura.

Com o objetivo de atuar de forma mais próxima à comunidade, o Conselho de Cultura irá desenvolver uma campanha pública para divulgar o papel e as formas de participação da comunidade no órgão. A intenção é sensibilizar a população sobre a cultura como direito social de todas as pessoas e demonstrar o seu alcance social, econômico e simbólico, estimulando o surgimento de demandas permanentes voltadas à gestão pública da cultura no município e incentivando o exercício da cidadania cultural.

“Os setoriais são meios de participação de artistas, produtores culturais e da população em geral nas áreas temáticas, sem a necessidade de vinculação às entidades eleitas para a composição do conselho. Com isso, além de debates e proposições organizados por setores específicos, temos uma ampliação no número de pessoas interferindo, discutindo e sugerindo ações e políticas públicas”, define Paulo Bogler, presidente do Conselho de Cultura.

A campanha de do Conselho de Cultura junto à população prevê visitas, palestras e bate-papos em escolas, universidades, centros culturais e espaços comunitários, juntamente com a distribuição de materiais informativos. Além disso, o CMPC irá realizar reuniões itinerantes, em vários espaços da cidade, a próxima reunião ordinária, no mês de abril que acontecerá no campus da Unioeste/Foz.

Durante a reunião ordinária de março, o colegiado cultural também efetivou a criação de duas comissões, sendo uma de Comunicação e Mobilização e outra de Fiscalização e Controle. O CMPC também mantém em funcionamento a Comissão de Registro de Entidades e Projetos Culturais.

Contatos CMPC:
Rua Benjamin Constant, 62, Centro – Foz do Iguaçu, Pr
45 | 2105-1508 – Secretaria Executiva (Nelson Lima)
45 | 9806-4257 – Mesa Diretora (Paulo Bogler)
cmpculturaisfoz@gmail.com
www.conselhodecutlurafoz.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *