Conselho de Cultura elege nova diretoria

Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu

Membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu

Os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu (CMPC) elegeram os novos componentes da mesa diretora do órgão, nesta sexta-feira (17), na sede da Fundação Cultural do município. Estavam habilitadas a participar do processo, trinta e duas instituições governamentais e da sociedade civil, eleitas na Conferência de Cultura em 2013 e que indicaram representantes para compor o colegiado.

A votação teve chapa única, composta a partir de entendimentos entre os conselheiros. O atual presidente do CMPC, Paulo Bogler, permanece à frente da diretoria, acompanhado de Sandra Schiavini (vice-presidente) e Carina Titon (secretária). O mandato da mesa diretora é de um ano.

A eleição foi conduzida por uma comissão eleitoral formada de cinco integrantes, balizada pelo regimento aprovado pela plenária. Cada instituição teve direito a um voto, através da participação do membro titular ou do suplente, indicados por resolução publicada previamente no Diário Oficial do Município (DOM).

“Todo o processo foi organizado com a participação dos conselheiros e instituído através dos meios formais, garantindo condições iguais entre todos os interessados, para que a eleição seja um momento de fortalecimento do órgão”, informou Reginaldo Silva, presidente da Comissão Eleitoral do CMPC.

Balanço – O fortalecimento institucional do Conselho de Cultura é apontado por Paulo Bogler como a principal conquista em sua gestão, medida através da regularidade das atividades, do crescimento organizativo e do aumento da influência do colegiado de instituições no debate e na definição das políticas culturais.

“O Conselho de Cultura é um organismo recente, com pouco mais de dois anos de existência. Os desafios ainda são muitos, mas conseguimos discutir e intervir nos principais temas da cultura local, procurando sempre o diálogo construtivo sem jamais renunciar à autonomia e à independência”, define Paulo Bogler, presidente do CMPC.

Paulo Bogler enumera algumas lutas e reivindicações encampadas ou apoiadas pelo CMPC nestes últimos doze meses. A integralidade e a ampliação do orçamento municipal da cultura, a defesa da Biblioteca Municipal, a implantação dos Pontos de Cultura, o fim da gestão da Fundação Cultural frente ao Terminal Turístico de Três Lagoas, a criação dos cursos de artes da Unila, a efetivação do Fundo Municipal de Cultura, a nomeação do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural, a redefinição da política de patrimônio cultural são alguns temas em que os conselheiros de cultura têm atuação.

“Além disso, contribuímos com a articulação do meio cultural, apoiando a realização em Foz do Iguaçu do Fórum dos Pontos de Cultura do Paraná, da mobilização dos agentes culturais para participar da Teia Nacional da Diversidade e a eleição de um representante iguaçuense no Conselho Estadual de Cultura, representando os municípios da região Oeste”, enumera Bogler.

Trajetória – O candidato a presidente do CMPC, Paulo Bogler, integra a Associação Guatá, entidade voltada à popularização da leitura, da escrita e da literatura. Também é gestor do Ponto de Cultura Tirando de Letra e compõe a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), como representante do Paraná.

A diretora teatral Sandra Schiavini concorre ao cargo de vice-presidente do Conselho de Cultura. É coordenadora do Ponto de Cultura Foz Encena, mantido pela Associação Cristã Bem Viver, que oferece oficinas de artes cênicas a jovens das comunidades populares do município. Também dirige a SDS Cia. Teatral.

Candidata ao cargo de secretária do CMPC, Carina Titon é arquiteta e urbanista, servidora pública do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita). Integra o Grupo de Trabalho do Conselho de Cultura responsável pela revisão do marco legal de proteção do patrimônio cultural, histórico e natural da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *