Conselho de Cultura realiza primeira reunião ordinária do ano

Representantes de organizações da sociedade civil e do órgãos governamentais que integram o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) promovem a primeira reunião ordinária do ano, nesta sexta-feira, 10, às 09 horas, na sala de exposições da Fundação Cultural. A plenária irá deliberar sobre ações culturais no município e prosseguir o trabalho de revisão do regimento interno do colegiado, iniciado em encontro anterior.

Durante os informes que constam do primeiro ponto de pauta, serão discutidos os encaminhamentos referentes à reunião realizada entre os membros da mesa diretora e da Comissão de Políticas Culturais do CMPC com a presidente da Fundação Cultural, Vera Vieira. Em seguida, a gestora da autarquia cultural irá dialogar com os conselheiros sobre o plano de trabalho da diretoria e apresentar projetos que estão em fase de planejamento.

Conforme o presidente do Conselho de Cultura, José Luiz Pereira, entre as demandas a serem enfatizadas na reunião estão o Fundo Municipal de Cultura, a política municipal de patrimônio cultural e o funcionamento do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural, nomeado recentemente. “Temos várias pautas para o desenvolvimento da cultura que precisam ser efetivadas, além dos mecanismos de controle social que estamos aperfeiçoando”, expõe.

“Entre as urgências, destacamos o edital de seleção de projetos do fundo de incentivo cultural, para março, como tratamos com a direção da Fundação Cultural. Ainda temos a nomeação do Conselho do Patrimônio Cultural, que está criado em lei e que agora passa por processo de constituição”, detalha o presidente do CMPC. “Nosso objetivo é dar celeridade a essas pautas e ir trabalhando a agenda mais ampla”, enfatiza José Luiz Pereira.

Funcionamento do conselho
O segundo ponto de pauta da reunião do Conselho de Cultura trata da atualização do regimento interno do órgão, vigente desde 2012. As modificações no documento foram propostas pela Comissão de Políticas Culturais do conselho e visam aperfeiçoar o funcionamento do colegiado, ampliando as formas de participação dos conselheiros, descrevendo os procedimentos do órgão e constituindo comissões permanentes.

O texto do regimento interno proposto ainda amplia de três para cinco o número de componentes da mesa diretora e eleva para dois anos o mandato da direção do Conselho de Cultura, a partir da próxima eleição do órgão. “São mudanças que tornam mais dinâmica a atuação do conselho e corrigem alguns problemas na composição da direção, com a criação de mecanismos que evitam a ausência de cargos na mesa diretora”, explica José Luiz Pereira.

SERVIÇO
Reunião Ordinária do Conselho de Cultura
Data: sexta-feira, 10, às 09h
Local: sala de exposições da Fundação Cultural (rua Benjamin Contant, 62)
Contato:(45)3521-1508 e 3521-1115

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *