Conselho de Cultura realiza reunião sexta-feira

Prestação de contas de eventos, concurso público e o fundo de cultura estão na pauta

O CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais) realiza a quarta reunião ordinária do ano, nesta sexta-feira, 12, às 09 horas, no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. O encontro público, aberto para a participação da população, terá representantes de entidades não governamentais e de órgãos públicos que compõem o colegiado.

Na pauta da reunião, assuntos referentes ao controle social, uma das principais prerrogativas dos conselheiros de cultura. O conselho irá deliberar sobre a prestação de contas dos eventos “Carnaval da Saudade” e “Paixão de Cristo”, realizados pela Fundação Cultura em 2017. Também serão discutidos aspectos relacionados à gestão da Fartal, que ocorre em junho.

Integra a pauta, ainda, a reivindicação do concurso público para a contratação de servidores efetivos para a Fundação Cultural. Atualmente, a autarquia possui carência de funcionários de carreira, já que o órgão está sem concurso há mais de 20 anos. O déficit de pessoal implica em restrição do atendimento, a exemplo da Biblioteca Pública, que funciona apenas até às 14 horas.

José Luiz Pereira: “É importante a participação da comunidade” – foto CMPC

“A reunião tratará de temas muito importantes para o desenvolvimento das políticas públicas culturais em nossa cidade”, explica José Luiz Pereira, presidente do Conselho de Cultura. “Além dos integrantes do conselho, queremos contar com a comunidade, já que a eficiência dos programas de cultura interessa a toda a população”, expõe.

Durante a reunião, serão entregues certificados aos participantes do Curso de Formação de Conselheiros, realizado pelo CMPC, em abril.

Fundo de Cultura

O Conselho de Cultura apreciará os trabalhos da comissão responsável pelo 1º Edital do Fundo Municipal de Cultura 2017, instrumento previsto na legislação municipal que visa o financiamento dos produtores culturais iguaçuenses. A comissão foi instituída no início deste ano, formada por membros do CMPC e da Fundação Cultural.

Criado pela lei 3.456/09, o Fundo de Cultura é um instrumento de incentivo que abrange os segmentos de artes e patrimônio cultural. Os recursos do fundo são depositados em conta corrente específica, os projetos são selecionados por meio de editais públicos. Os proponentes são escolhidos por duas comissões, uma indicada pelo Conselho de Cultura e outra pela Fundação Cultural.

Reunião do Conselho de Cultura – Foz
Data: sexta-feira, 12, às 09h
Local: Auditório da Fundação Cultural (rua Benjamin Constant, 62, centro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *