Conselho debate transferência da biblioteca à educação

biblioteca-fozProjeto de autoria do  Prefeito Municipal está na Câmara de Vereadores

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu (CMPC) realiza reunião extraordinária, nesta terça-feira (29), às 09 horas, na Fundação Cultural. Na pauta, o único ponto de discussão será o Projeto de Lei nº 32/2014, de autoria do Prefeito Municipal, que propõe transferir a gestão e o acervo da Biblioteca Pública Municipal Elfrida Engel Nunes Rios (BPM) à Secretaria Municipal de Educação.

O projeto foi enviado à Câmara de Vereadores para ser votado na sessão extraordinária da última quinta-feira (24). Por solicitação da mesa diretora do CMPC, o presidente da Comissão de Cultura, vereador Dilto Vitorassi, apresentou pedido de vistas, procedimento regimental que permite mais tempo para o debate das proposituras, antes da votação pelos legisladores.

Pela proposta da administração, tanto o acervo de livros quanto os serviços mantidos pela biblioteca passariam para a responsabilidade da Secretaria de Educação. Na justificativa do projeto, o governo defende que a mudança permitiria maior investimento no acervo e mais interação com os alunos da rede municipal de ensino. Ainda segundo a mensagem do executivo, a medida irá “deixar a Fundação Cultural atrelada às suas funções primordiais voltadas ao estímulo e ao desenvolvimento das atividades culturais”.

Desde o ano de 1987, o acervo e os serviços do equipamento de leitura e cultura são geridos pela Fundação Cultural, autarquia pública da administração local.  De uma biblioteca didática e estudantil vinculada ao Gabinete do Prefeito, durante a sua criação, em 1963, hoje a Biblioteca Municipal conta com um acervo de 50 mil volumes, reunindo livros de todos os gêneros, uma sessão infantojuvenil, além de de periódicos, quadrinhos e audiovisuais.

A reunião do Conselho de Cultura é pública, aberta à participação de toda a comunidade iguaçuense.

Para acompanhar as ações do órgão, acesse: http://www.conselhodeculturafoz.com.br/

Clique aqui para ler o Projeto de Lei 32/2014.

Contato:
(45) 2521-1508 e 9806-4257 ou c.m.p.culturaisfoz@gmail.com

Comments
  1. Sergio Benevides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *