Cultura realiza pré-conferências em todas as regiões da cidade

Em outubro

Em outubro

Encontros  preparam a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece em outubro.

Ampliar o debate sobre a gestão pública da cultura entre a população. Com esse objetivo,  entidades, órgãos públicos, escolas, universidades, espaços comunitários e coletivos realizam as pré-conferências de cultura, encontros preparatórios à 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece entre os dias 16 e 17 de outubro.

Já estão agendadas 13 reuniões em vários espaços, abrangendo todas as regiões da cidade. Outras instituições estão definindo as datas em que promoverão os encontros. A Conferência de Cultura também será apresentada em diálogos em plenárias do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz).

Os debates são abertos a toda a população. Além de realizar um diagnóstico sobre a execução das políticas públicas no município, as reuniões acumulam propostas, reivindicações e diretrizes que serão deliberadas durante a conferência. Como explica o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Paulo Bogler, as pré-conferências são espaços onde a comunidade aponta as necessidades e sugestões a partir da realidade próxima ao grupo ou da localidade.

“Além de avaliar e conferir as políticas públicas, a pré-conferência é o momento para uma reflexão mais localizada, uma verificação sobre os equipamentos e projetos culturais disponíveis para a comunidade e se o direito à cultura está sendo assegurado pelo poder público”, define Paulo Bogler.

De acordo com o dirigente do CMPC, todas as entidades, grupos culturais ou comunitários e estabelecimentos de ensino podem realizar pré-conferências, bastando entrar em contato com o Conselho de Cultura para obter suporte e apoio, através do email cmpculturaisfoz@gmail.com ou pelo telefone (45) 3521-1508.

VOZ E VOTO
Conforme definição da legislação municipal, as pessoas interessadas em ser delegadas na 3ª Conferência de Cultura, exercendo o direito de voz e voto, devem inscrever-se no Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais (SMIIC), até o dia 31 de agosto. O cadastro está disponível na internet e o procedimento é necessário para as pessoas que nunca se inscreveram no SMIIC.

Além dos delegados, as organizações da sociedade civil que pretendam concorrer a vaga no  Conselho de Cultura para o biênio 2015-2017 também devem cadastrar-se no SMIIC, até o último dia de agosto.

A 3ª Conferência Municipal de Cultura terá como tema “Cultura, direito nosso de cada dia”, abrangendo 5 eixos temáticos: Gestão pública da cultura, Infraestrutura cultural, Patrimônio cultural, Cidadania cultural e  Participação social e controle da gestão cultural.

Para se inscrever no SMIIC, clique aqui:
http://www.conselhodeculturafoz.com.br/agentes-culturais/cadastro/

AGENDA DE PRÉ-CONFERÊNCIAS

Instituição Local Data
Cia. Vida é Sonho Uniamérica 26/08, 9h
Associação CNI Bibliioteca CNI – Cidade Nova 28/08, 18:30h
Guatá Colégio Paulo Freire – Vila C 31/08
Orquestra Guarda Municipal Guarda Municipal 31/08, 19:30h
New for Life New for Life – Cohapar II 03/09, 16h
Guatá Colégio Flávio Warken – Vila C 08/09
Projeto Aprendendo a Viver Ponto de Cultura – Três Lagoas 09/09, 19:30h
Casa Maria Porta do Céu Ponto de Cultura – Jardim Paraná 10/09, 14h
Centro de Cultura Popular Teatro Barracão – Jardim São Paulo 19/08, 17h
Alefi, Cia. Amadeus e Acapi Esquina Cultura – Vila Maracanã 23/09, 20h
CDHMP e Sindijor CDHMP – Vila A 26/06, 16h
Provopar Ponto de Cultura – Caic Porto Meira 29/09
Unioeste Miniauditório da Unioeste – Jd. Universitário 09/10, 19:30h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *