Domingo é dia de arte e cultura na Feira Livre da JK

Artistas realizam projetos independentes gratuitos para a população

Enquanto as principais ações governamentais na cultura permanecem voltadas para eventos pontuais, um grupo de artistas independentes uniu-se para fomentar e dar visibilidade para a produção de Foz do Iguaçu. O coletivo promove manifestações gratuitas para a população, aos domingos de manhã, na Feira Livre da JK, no centro da cidade.

Na mesma agenda, dois projetos acontecem paralelamente, nas linguagens de música e circo. As iniciativas são custeadas, produzidas e promovidas pelos próprios artistas e realizadores culturais. Os únicos apoios vêm da população, que celebra a criatividade iguaçuense em praça pública, da mesa diretora do Conselho de Cultura e da Academia Virtuose, que contribuem na divulgação em com equipamentos.

O “Quanty Music” é  uma espécie de palco aberto feito por músicos profissionais e professores, em que todos os músicos podem participar. Interpretações, canções autorais e músicas compostas no próprio palco fazem parte da jam session de domingo. As primeiras exibições começaram tímidas, mas aos poucos os visitantes da feira e apreciadores da boa música estão formando uma grande e interativa plateia.

Já o projeto “Brincadeira Circo Show” reúne uma trupe de artistas circenses. Performances, apresentações, malabarismo, tecido acrobático, brincadeiras e outras atividades fazem parte da programação. Conforme as condições do momento, acontecem oficinas breves. Tudo gratuito. Tudo disponível para crianças pequenas e crianças grandes de todas as idades. “Circo para todos”, como anuncia ao microfone o palhaço Divino Strupicio Certezovisck.

Músico e integrante do “Quanty Music”, José Luiz Pereira explica que o objetivo dos projetos é democratizar o acesso da população à arte e à cultura. “É uma forma de quebrar paradigmas, mostrar que a música, o circo e todas a artes produzidas aqui na cidade têm qualidade. É forma de demonstrarmos que nossa arte e nossa cultura podem e devem estar disponíveis em todos os lugares para serem apreciadas pela comunidade”, enfatiza.

Vem aí, o festival

Enquanto as atividades dominicais acontecem, o coletivo responsável pelos projetos culturais preparam o 2° Festival Quanty Music, programado para acontecer no dia 12 de outubro, a partir das 17 horas, na feirinha. Será uma programação ampliada, com várias expressões artísticas e culturais, como dança, capoeira, música, circo e exposições. A atividade acontece durante o feriado.

Comments
  1. Naty

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *