Fartal terá comissão organizadora

fartal

Fartal

A primeira reunião para a formação do grupo  de  trabalho acontece nesta segunda-feira (23).

Neste ano, a Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal) passará a contar com uma comissão organizadora, com o objetivo de envolver a comunidade na produção do evento. A intenção é reunir um colegiado formado por representantes de instituições públicas e de organizações sociais, entre outros segmentos, para discutir, definir e apoiar a realização da feira.

A criação da Comissão Organizadora da Fartal foi requerida pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMCP). Para a constituição do grupo de trabalho, a Fundação Cultural convocou uma reunião para a próxima segunda-feira (23), às 09 horas, na sede da autarquia, aberta a participação de integrantes de entidades e da população.

Surgida na década de 1970, a Fartal é um dos principais eventos culturais do município e  marca o aniversário de Foz do Iguaçu. O parque de eventos reúne gastronomia, cultura e comercialização de produtos e serviços, contando com centro de artesanatos, shows e apresentações de artistas iguaçuenses e convidados nacionais, praça de alimentação e centro de lazer.

Além disso, diversas entidades da cidade expõem e vendem produtos durante a programação do encontro, permitindo a complementação da renda e a ampliação dos serviços prestados junto à população.

“Em suas primeiras edições, há quarenta anos, a produção da Fartal já contava com um grande envolvimento da comunidade. Acreditamos que essa participação em todas as etapas da organização fortalece a feira”, explica Paulo Bogler, presidente do Conselho de Cultura.

Para o agente cultural, é necessário o debate público sobre o conceito da Fartal para reposicioná-la como um encontro social e cultural da cidade, voltado para a celebração e a convivência entre os iguaçuenses.

“A Fartal precisa se reinventar em diversos aspectos. Devido ao seu crescimento, algumas questões comerciais por vezes se confrontam com o interesse público e isso precisa ser mediado. A estrutura do espaço, os preços praticados à população, a programação de shows e a forma de participação dos artistas iguaçuenses no evento precisam passar por um debate mais amplo”, defende Paulo Bogler.

Além da preocupação com a produção, a Comissão Organizadora da Fartal também deverá oferecer contribuições voltadas à melhoria gestão da feira, como as formas e procedimentos de contratação de serviços e os instrumentos de transparência relacionados à execução financeira dos recursos aplicados e arrecadados com o evento.

Contatos CMPC:
Rua Benjamin Constant, 62, Centro – Foz do Iguaçu, Pr
45 | 2105-1508 – Secretaria Executiva (Nelson Lima)
45 | 9806-4257 – Mesa Diretora (Paulo Bogler)
cmpculturaisfoz@gmail.com
www.conselhodecutlurafoz.com.br

Comments
  1. janete costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *