Pontos de Cultura do Paraná realizam encontro em Foz do Iguaçu

Integrantes de entidades e dos governos debatem políticas públicas para a cultura

Artistas, produtores culturais, representantes de entidades e integrantes das diversas instâncias de governo irão se reunir em Foz do Iguaçu, nos dias 04 e 05 de abril, durante o III Fórum dos Pontos de Cultura – Teia Paraná 2014, que acontece na Fundação Cultural. O encontro contará com debates e apresentações artísticas, além da escolha para o colegiado de mobilização dos Pontos de Cultura paranaenses e da eleição os delegados à Teia Nacional da Diversidade.

Os objetivos do evento são a troca de saberes e fazeres culturais praticados no Estado, o fomento das redes de atuação cultural, a avaliação e o alinhamento de estratégias visando ao fortalecimento do Programa Cultura Viva. Pelo menos vinte e cinco instituições paranaenses já inscreveram os seus representantes no fórum, além dos realizadores que integram a Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu, formada por nove entidades.

O Fórum dos Pontos de Cultura do Paraná contará com a presença de Márcia Rollemberg, Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), que irá apresentar o painel “Balanços e perspectivas do Programa Cultura Viva”. As mesas de discussões contarão, também, com ativistas dos Pontos de Cultura e integrantes de várias áreas dos governos federal e municipal.

“É um momento de comunhão entre os produtores de cultura do Paraná, onde compartilhamos as nossas experiências e trabalhos, consolidamos a atuação coletiva através de nossa rede e debatemos sobre os caminhos do Programa Cultura Viva e das temais políticas culturais”, informa Mariqui Tozatti, coordenadora da Rede de Pontos de Cultura do Paraná.

Além dos debates e da mostra artística, o fórum também tem o papel de apresentar os resultados culturais, sociais e educativos produzidos pelos Pontos de Cultura. As edições anteriores do encontro aconteceram em Curitiba e Londrina.

O III Fórum dos Pontos de Cultura – Teia Paraná 2014 é promovido pela Rede de Pontos de Cultura do Paraná, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), da Itaipu Binacional, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Cultura de Foz do Iguaçu (CMPC).

“Reunimos todos os esforços para receber esse encontro em nossa cidade, já que  reconhecemos a importância dos projetos mantidos nas comunidades de todo o Paraná. Além disso, o fórum será um espaço privilegiado para a troca de experiências e a conexão entre os Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu e as demais entidades culturais”, defende Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Toda a programação do encontro é aberta para a participação de toda a comunidade.

CULTURA VIVA – O Programa Cultura Viva – Pontos de Cultura foi criado pelo MinC há dez anos, com o objetivo de articular e apoiar financeiramente entidades e grupos culturais que atuam na produção e na circulação de atividades de cultura, educação e cidadania. Trata-se de uma ação para reconhecer, valorizar e ressaltar as genuínas manifestações do povo brasileiro, defendendo as expressões populares, a diversidade cultural e as iniciativas comunitárias, por meio de projetos desenvolvidos de forma compartilhada entre a sociedade civil e os governos.

No Paraná, aproximadamente 70 grupos culturais já foram contemplados com recursos do programa. Em Foz do Iguaçu são nove Pontos de Cultura atuantes, aos quais deverão se somar outros cinco projetos, com o lançamento de mais um edital de seleção.

TEIA – A Teia Nacional da Diversidade 2014 é um espaço para fortalecer o exercício dos direitos culturais, a atuação em redes culturais e o diálogo entre as organizações sociais e os governos. Este ano, o encontro acontece de 19 a 24 de maio, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

A Teia é o encontro dos Pontos de Cultura de todo o Brasil, com a presença de mais de 4 mil participantes, sendo convidados e delegados na eleitos nas etapas estaduais e regionais. O encontro conta com debates, seminários, fóruns e uma extensa agenda de apresentações artísticas e culturais.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 04/04 | SEXTA-FEIRA
09h00 – Credenciamento
09h30 – Abertura oficial pronunciamento das autoridades presentes
10h00 – Leitura e aprovação do regimento interno do Fórum/PR
10h30 – Painel “Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu: a cultura pulsa na fronteira” – Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural e Adriana Bachtold, coordenadora dos Centros de Convivência Escola-Bairro da SMED, integrantes da comissão gestora dos Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu
INTERVALO PARA O ALMOÇO
13h00 – Painel “Conhecendo os Pontos de Cultura do Paraná” – roda de apresentação dos presentes e seus respectivos projetos, com breve histórico dos trabalhos
14h00 – Apresentação do Grupo de Trabalho Mobilização/Articulação/Comunicação               (debate e eleição dos colegiados com 02 representantes de cada região do Estado)
15h00 – Painel “Os Pontos e as Redes: sentidos e possibilidades” – integrantes do MinC, Pontos de Cultura e instituições convidadas
15h30 – Painel “Balanços e Perspectivas do Programa Cultura Viva”  – Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC
INTERVALO
16h15– Apresentação da Teia Nacional da Diversidade 2014 – Debora Lobo, representante do MinC
17h00 – Oficina de formação
18h00 – Apresentação artística e Plantão de Orientação e Prestação de Contas do MinC

DIA 05/04 | SÁBADO
09h00 – Apresentações artísticas
09h30 – Leitura e aprovação do regimento interno das eleições de representantes
10h00 – Eleição dos delegados à Teia Nacional, eleição da Representação Estadual e eleição de Representação na Comissão Nacional
11h30 – Considerações finais e encerramento.
INTERVALO PARA O ALMOÇO

*Programação elaborada coletivamente pelos Pontos de Cultura. Sujeita a alterações.

CONTATO COM A ORGANIZAÇÃO:
(45) 3521-1308 e 8423-3141 – Arinha Rocha (Fundação Cultural)
(43) 8808-5739 – Mariquita Tozatti (Fórum dos Pontos do Paraná)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *