Reunião extraordinária do Conselho de Cultura será quinta-feira

O CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais) realiza reunião extraordinária nesta quinta-feira, 06, às 09 horas, no auditório da Fundação Cultural. Na pauta, a deliberação sobre a metodologia do Fórum de Setoriais de Cultura, informes sobre atividades e outros assuntos relacionados à cultura do município. O encontro é destinado a conselheiros, mas todo o cidadão pode participar da plenária pública.

Os integrantes do CMPC irão avaliar e aprovar a proposta metodológica elaborada pela comissão responsável pela organização do Fórum de Setoriais de Cultura. O evento itinerante acontecerá em cinco regiões do município, a fim de promover o diálogo com a população sobre as políticas e as demandas culturais do município. A primeira etapa do fórum acontece sábado, 08, às 14 horas, no Centro Comunitário da Vila C.

De acordo com o presidente do Conselho de Cultura, José Luiz Pereira, a reunião extraordinária do plenário irá decidir como será o funcionamento do fórum nas comunidades. A discussão inclui a definição sobre o sistema de recolhimento e de sistematização das propostas, a forma de apresentação dos temas e os segmentos artístico-culturais de atuação prioritária por meio dos Setoriais de Cultura.

“A presença de todos os conselheiros na reunião é importante, pois os setoriais são baseados em áreas artísticas e culturais e nos segmentos ligados ao patrimônio cultural”, explica José Luiz Pereira. “Assim, quando mais representativa for a reunião, mais diversificada será a representação setorial, fator necessário para a definição do funcionamento do Fórum de Setoriais”, afirma.

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS
Conforme o presidente do Conselho de Cultura, durante a reunião do órgão ainda serão apresentadas informações e instruções sobre o Curso de Formação de Conselheiros, que acontece nos dias 07 e 19 de abril, a partir das 09 horas, na Fundação Cultural. Certificado pela Unioeste, o workshop é promovido pelo CMPC e visa capacitar os membros do conselho sobre o papel do órgão, com ênfase na participação e fiscalização as políticas culturais.

As inscrições gratuitas para o Curso de Formação de Conselheiros podem ser feitas junto à secretaria do Conselho de Cultura: (45) 3521-1508 e cmpculturaisfoz@gmail.com.

OUTRAS PAUTAS
Durante a reunião do CMPC, os conselheiros também irão decidir sobre a mudança de endereço do órgão para um espaço público que deverá abrigar todos os conselhos de políticas públicas com atuação no município. Atualmente, a secretaria do Conselho de Cultura está sediada em uma sala no prédio da Fundação Cultural.Também será deliberado sobre o Plano Plurianual (PPA), demanda do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural.

REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA
Data: quinta-feira, 06, às 09h
Local: auditório da Fundação Cultural (rua Benjamin Constant, 62, Centro)
Reunião pública, aberta para a comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *